O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Fundação Francisco Manuel dos Santos têm o prazer de convidar para o próximo Ciclo de Conferências intitulado “Praça da Fundação”, na Sala de Âmbito Cultural, no Piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Da 23 de Junho, pelas 19h00

“Ser Ator em Portugal”

De Jacinto Lucas Pires

Oradores: Jacinto Lucas Pires (autor) e a convidada Paula Mora Moderadora Filipa Melo

Sinopse

Quando se diz “ator”, há quem oiça “astronauta”. É o tipo de vocação que os adultos podem desmanchar com um sorriso condescendente. E, na verdade, para estes profissionais não existe um sistema claro de regras laborais e de segurança social, estabilidade, horizonte mínimo. Mas ser ator é, sobretudo, buscar coerência, autenticidade, aceitar a sala de ensaios como um campo de batalha onde tudo pode acontecer, subir ao palco, colocar-se sob os holofotes, para “estar com” e fazer acontecer um mistério de cada vez único e irrepetível.

Este é um livro escrito por um dramaturgo para dar a ver os “bastidores” da vida dos atores em Portugal. Foi composto a partir dos depoimentos de vários profissionais, que surgem como personagens sem nome, para representarem em conjunto um certo “ator desconhecido”.

Biografia:

Jacinto Lucas Pires escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. Em 2021, publicou Doutor Doente (Edições Húmus), uma coleção de contos. Também em 2021, a Escola do Largo levou à cena a sua peça, Profecia do Princípio do Mundo, com encenação de Marcos Barbosa. Jacinto Lucas Pires recebeu o Prémio Europa-David Mourão-Ferreira (Univ. Bari/ IC, 2008) e o Grande Prémio de Literatura DST 2013 (com o romance O verdadeiro ator).

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

Poderá também gostar de