O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Pré-Abertura do Festival de Música dos Capuchos 2024 “Quadros de Uma Exposição Homenagem a António Mega Ferreira” por Filipe Pinto-Ribeiro, Filipa Leal e Pedro Lamares, a realizar-se no dia 28 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

O Festival de Música dos Capuchos e o Âmbito Cultural do El Corte Inglés, celebram e evocam a memória de António Mega Ferreira (25 de março de 1949, Lisboa – 26 de dezembro de 2022, Lisboa), prestando homenagem a um dos maiores vultos da cultura e do pensamento portugueses do pós-25 de Abril. O pianista Filipe Pinto-Ribeiro interpretará a sua música da predileção, o célebre ciclo para piano Quadros de uma Exposição, de Modest Mussorgsky. A poetisa Filipa Leal e o ator Pedro Lamares lerão uma antologia de textos do autor, selecionados especialmente para esta ocasião, por um grupo de grandes personalidades que acompanharam a sua vida e obra, como é o caso de Duarte Azinheira, Guilherme d’Oliveira Martins, José Carlos de Vasconcelos, Margarida Pinto Correia, Patrícia Reis, Pedro Mexia e Simonetta Luz Afonso, entre outros.

Biografias

Filipe Pinto-Ribeiro é um dos artistas portugueses que mais reconhecimento internacional conquistou enquanto pianista solista, músico de câmara e diretor artístico. Natural do Porto, estudou e doutorou-se em 2000 no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. Desde então, encetou uma carreira que o tem levado a apresentar-se nas melhores temporadas de concertos e festivais. A sua discografia, composta por 8 CDs, é exemplo da sua versatilidade e ousadia. É fundador do DSCH Schostakovich Ensemble e do Festival Academia Verão Clássico. Foi Professor na Universidade Católica Portuguesa e, atualmente, é diretor artístico do Festival de Música dos Capuchos, do Festival Bragança ClassicFest e curador do ciclo de concertos Musical-Mente.

Filipa Leal nasceu no Porto, em 1979. Formada em Jornalismo pela Universidade de Westminter, é mestre em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Poeta, jornalista e argumentista, apresentou, entre 2019 e 2024, com Pedro Lamares, o programa de literatura Nada Será Como Dante (RTP2). Tem 14 livros publicados, dois dos quais foram finalistas do Prémio Correntes d’Escritas e semifinalistas do Prémio Oceanos. As suas obras contam com edições internacionais e está representada em várias antologias em Portugal e no estrangeiro.

Pedro Lamares nasceu em 1979 e estudou Teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo, no Porto. Como ator, fez teatro, cinema e televisão. Apresentou os programas da RTP2 Literatura Agora, Literatura Aqui e Nada será como Dante, com Filipa Leal. Dedica-se à direção e coordenação de espetáculos nas áreas do teatro, música e poesia e à escolha e interpretação de textos em recitais e festivais literários. Trabalhou regularmente com instituições e foi professor convidado em escolas profissionais de teatro. Colabora, como criador, na Companhia Nacional de Espetáculos.

Poderá também gostar de