O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferências: “Reformas do Marquês Pombal: A génese do estado laico em Portugal e no Brasil” por José Subtil, Coordenação e Moderação de José Eduardo Francoa realizar-se no dia 22 de Junho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

As reformas pombalinas do ensino representam não somente um movimento pioneiro rumo à estruturação jurídica e social da laicização, ou estatização, da instrução, que se torna pública, dentro das restrições impostas pelo tempo, em Portugal e seus domínios, mas também, e sobretudo, um programa de refundação do reino português, bem como um momento, inovador em toda a Europa, em que o Estado se encarrega de proporcionar as condições materiais e ideológicas da escolarização em vários níveis, desde a política linguística desenvolvida pela Lei do Diretório, no Brasil, que, subtraindo as populações indígenas da tutela dos missionários jesuítas, encarregou os Diretores de ensinar-lhes a língua portuguesa e as regras cristãs de civilidade, passando pelo processo de institucionalização da profissão docente, com a  Lei Geral de 1759, que instituiu um novo método de ensino da gramática latina, pela instrução comercial e militar, pelas escolas menores e finalmente pela reforma da Universidade de Coimbra, seu grande empreendimento educacional. Esta apresentação busca mostrar o modo como a legislação pombalina buscou operacionalizar tais iniciativas, tanto no reino quanto em seus domínios, através de sua legislação.

 

Biografia

José Subtil é Professor Catedrático, Presidente do Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa e Agregado no Grupo de História pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Exerceu vários cargos públicos, tem dezenas de publicações individuais e coletivas, no país e no estrangeiro. Recebeu, por duas vezes, o Prémio de Mérito Académico da Fundação Fernão de Magalhães. Pertence a vários centros de investigação.

José Eduardo Franco Diretor do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, Titular da Cátedra UNESCO de Estudos Globais/CIPSH e membro da Academia Portuguesa da História Tem sido Professor-Visitador, entre outras, da Universidade de Paris II – Panthéon-Assas e da Universidade Federal de Sergipe. Coordena o doutoramento em Estudos Globais na Universidade Aberta. Publicou, entre outros, O Mito de Portugal, Lisboa, FMMVAD/Roma Editora, 2000, e O Mito dos Jesuítas em Portugal e no Brasil, Séculos XVI-XX, 2 Vols., Lisboa, Gradiva, 2006-2007; A Europa ao Espelho de Portugal: Ideia (s) de Europa na Cultura Portuguesa, Lisboa, Temas & Debates/Círculo de Leitores, 2020. Recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Estado Português como reconhecimento dos serviços prestados à cultura e à Ciência.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

Poderá também gostar de