O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso “Ruas, Vielas e Avenidas do Grande Porto: História e Estórias da Toponímia” por Joel Cleto, a realizar-se na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia.

Sinopse

A toponímia (o nome dos lugares) é um relevante Património, nem sempre devidamente valorizado e não raras vezes ameaçado. Neste minicurso, Joel Cleto conduz-nos através de topónimos em “perigo” no Grande Porto (a Carvalhosa ou Fradelos são exemplo), demonstrando como através de antigos nomes de lugares, podemos abordar as origens do povoamento na região (como é o caso da Penaventosa no Porto, do lugar do Castelo e de Rei Ramiro em Gaia, ou de Bouças na cidade de Matosinhos). Mas a toponímia permite-nos também abordar relevantes acontecimentos históricos que marcaram a Área Metropolitana, como é o caso do Cerco do Porto, com topónimos como a Praça do Exército Libertador em Pedras Rubras, a rua General Torres em Gaia, ou a rua da Firmeza no Porto. A evocação de antigas atividades (Mercadores, Caldeireiros…) ou de características naturais (Águas Férreas, Boavista, Carvalhido…) são outros tantos exemplos de temas associados a este minicurso do Âmbito Cultural do seu El Corte Inglés.

Programa:

17 Novembro – As origens do Porto, Matosinhos e Gaia na Toponímia

24 Novembro –Nomes de Lugares Ameaçados e Resistentes

30 Novembro – O Cerco do Porto na Toponímia do Porto, Gaia e Maia

07 Dezembro – Curiosos Topónimos do Porto

 

Joel Cleto

Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o centro de investigação (NIDISAG). Assegura semanalmente, desde 2006, programas sobre História e Património na estação televisiva “Porto Canal”. A sua série “Caminhos da História” obteve em 2016 o Prémio “Melhor Trabalho Media” da Associação Portuguesa de Museologia. No âmbito da sua relação com o grupo Futebol Clube do Porto Media, colabora também com o Museu do Futebol Clube do Porto, projeto ao qual se encontra ligado desde a sua conceção e montagem.

Pertenceu aos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos de 1987 a 2014. Nesta Autarquia foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História.

Enquanto arqueólogo, integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, tendo dirigido escavações em diversos monumentos megalíticos dos concelhos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou também funções diretivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e na Associação Profissional de Arqueólogos. Integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, é desde 2008 colaborador permanente da revista “O Tripeiro” e pertence desde 2015 ao conselho editorial da revista “História – Jornal de Notícias”. Foi galardoado pela Autarquia do Porto, em 2017, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de