O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a 1ª sessão do Ciclo de Conferências “Uma Análise F.A.D.O. para Abril” por José Reis Santos e o convidado Jaime Nogueira Pinto, a realizar-se no dia 3 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

A meados dos anos 60, algumas universidades norte-americanas, dedicadas ao estudo de gestão estratégica empresarial, como Stanford ou Harvard, construíram uma matriz analítica dedicada à apreciação do planeamento estratégico das organizações, e respetivas operações, com foco nas ‘falhas’, ‘oportunidades’, ‘debilidades’ e ‘ameaças’. Consolidado em inglês com o acrónimo SWOT (strengths, weaknesses, opportunities,threats), esta análise foi rapidamente disseminada por quem procurava agregar um caudal informativo significativo, de forma a identificar e gerar vantagens competitivas para os seus negócios ou projetos. Traduzindo por F.A.D.O. («Forças», «Ameaças», «Debilidades», «Oportunidades»), sugere-se a interpretação de Abril neste prisma, qualificando-o como a nossa maior empresa, coletiva e partilhada, com convidados a vestirem a pele de ‘acionistas’ deste nosso país, e a assumirem o legado da revolução como uma corporação multinacional com cinco décadas de existência e forte presença no ‘mercado’, partilhando as suas interpretações.

LISBOA — 3 MAIO

Força

por José Reis Santos e Jaime Nogueira Pinto

Que força tem Abril, nos seus cinquenta anos? O que deu, como proposta de existência, a uma nação com 800 anos de história? Quais os seus principais traços positivos, e o que de melhor nos trouxe? Onde colocamos o ponto de observação certo para entendermos e absorvermos a força, o impacto, de um evento? Quais são as suas principais vantagens competitivas e os seus principais recursos? Que reputação hoje tem, e quais as suas características únicas? O que melhor faz Abril? O que conseguimos identificar como sendo as suas principais «forças»?

Biografias

José Reis Santos

José Reis Santos nasceu em Lisboa, em 1974. Doutorado em História Comparada Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa, e investigador do Instituto de História Contemporânea, tem trabalhado e publicado sobre o período do salazarismo, e como o Estado Novo se insere comparativamente com as dinâmicas políticas e institucionais da época dos fascismos. Mais recentemente, tem-se aventurado pela área das tecnologias disruptivas, nomeadamente as fundadoras da 4ª Revolução Industrial (Blockchain, NFTs, Metaverse e cripto economia). É presença frequente nos media portugueses.

Jaime Nogueira Pinto nasceu no Porto, em 1946. É licenciado em Direito, pela Universidade Clássica de Lisboa, e doutorado em Ciências Sociais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Professor universitário, presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso- Africana para a Cultura e membro da direção de várias associações ligadas à cooperação internacional na área euroamericana e do Magreb. Publicou várias obras sobre História contemporânea portuguesa.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de