O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Guerra e Paz têm o prazer de convidar para a apresentação do livro “A Culpa do Homem Branco” de José Pedro Marques, a realizar-se no dia 28 de Fevereiro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Uma resposta aos querem envenenar os manuais escolares dos nossos filhos e assombrar a memória colectiva reduzindo os Descobrimentos e o Império Colonial a episódios sangrentos ou iníquos.

Em Dezembro de 2023, de passagem por Lisboa, o historiador britânico Simon Sebag Montefiore disse que há muita gente a querer envenenar a História, a ir ao passado à procura de crimes e a olhar para esse passado pelos padrões de hoje. Montefiore tem razão. Contudo, ter-lhe-á faltado dizer que a gente a que se refere não se limita a olhar erradamente para o passado, quer, também, construir uma narrativa que condicione o futuro. E tem geralmente duas formas de o fazer. A primeira, é através do debate e do esforço para influenciar a opinião pública; a segunda, mais insidiosa e difícil de contrariar, é através do ensino de crianças e adolescentes. Num caso ou no outro, essas pessoas tentam, aqui em Portugal, impor uma memória negativa do que foram o império português e a acção do homem branco no mundo.
Este livro confronta directamente essa venenosa narrativa. Pergunta ao leitor se quer que a memória do nosso império fique reduzida a um sentimento de culpa e de vergonha, e tenta fornecer-lhe elementos e argumentos históricos para escapar a essa armadilha política e ideológica.

Biografia

João Pedro Marques
nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e, de 2007 a 2008, foi presidente do Conselho Científico desse mesmo instituto. Doutorou-se em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde, na década de 1990, leccionou a cadeira de História de África. Ao longo da sua carreira de investigador, escreveu dezenas de artigos sobre temas de história colonial e os livros Os Sons do Silêncio: O Portugal de Oitocentos e a Abolição do Tráfico de Escravos, Portugal e a Escravatura dos Africanos, The Sounds of Silence: Nineteenth century Portugal and the Abolition of the Slave Trade, Revoltas Escravas: Mistificações e Mal-Entendidos, Sá da Bandeira e o Fim da Escravidão: Vitória da Moral, Desforra do Interesse, Who Abolished Slavery? Slave Revolts and Abolitionism: A Debate with João Pedro Marques (em co-autoria), Escravatura: Perguntas e Respostas e Combates pela Verdade: Portugal e os Escravos. É um especialista de créditos firmados e renome mundial em história da escravatura e da sua abolição. É, ainda, colunista regular em jornais diários e autor de sete romances: Os Dias da Febre, Uma Fazenda em África, O Estranho Caso de Sebastião Moncada, Do Outro Lado do Mar, Vento de Espanha, A Aluna Americana e O Prazer de Guiar.

ENTRADA LIVRE

Poderá também gostar de