O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em parceria com a Guerra & Paz Editores, tem o prazer de convidar para a apresentação do livro O Longo Braço do Passado, de Rui de Azevedo Teixeira, que decorrerá no dia 28 de Junho às 18h30 na Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

SINOPSE:

O acaso não existe.

A vida não passa de uma infinita rede de causas e consequências.

Entre a violentíssima Angola pós-colonial, onde Paulo de Trava Lobo ensina Teoria da Literatura, e a pacata Alemanha, onde, no maior sossego, faz o doutoramento sobre Camões; entre o decadente Grande Hotel da Huíla, acossado pelo «regresso vingativo da natureza», e o «luxo puro e duro, sem misericórdia» do Ritz de Paris; entre a Bulgária do cigano Todor Jivkov, os EUA, a Lisboa universitária e literata e o centro de Bissau, onde «os olhos vermelhos dos abutres», num telhado, escrutinam a vizinhança, O Longo Braço do Passado revela um pesado rosário de causas e consequências.
A causa primeira é uma chantagem do Mal Vermelho a Diana Sotirova, que viverá um amor impossível por Paulo, cuja relação com Iza é inexpugnável; a primeira consequência, «um crime justo». Paulo organiza o crime, apoiado por Kama, o seu Mano Preto, a quem ajudara num caso em que «até o perdão seria pecado».

BIOGRAFIA:



Rui de Azevedo Teixeira

nasceu em Argivai, Póvoa de Varzim. Combateu em Angola. Doutorou-se em Literatura Portuguesa Contemporânea e agregou em Estudos Portugueses – Literatura. Organizou os dois primeiros congressos internacionais sobre a Guerra Colonial e os respectivos livros de actas: A Guerra Colonial: Realidade e Ficção (Instituto de Defesa Nacional, 2000) e A Guerra do Ultramar: Realidade e Ficção (Fórum Cultural do Seixal, 2001).
Como autor, publicou os livros A Guerra Colonial e o Romance Português: Agonia e Catarse (tese de doutoramento), O Leitor Hedonista: Sobre o Romance Português Contemporâneo e Outros Textos, O Fim do Império e a Novelística Feminina, Uma Proposta de Cânone (aula das provas públicas de agregação), A Guerra de Angola: 1961-1974, Homem de Guerra e Boémio: Jaime Neves por Rui de Azevedo Teixeira e Ensaios de Espelho. Publicou ainda o romance O Elogio da Dureza, a que se segue O Longo Braço do Passado.

Data: 28 de Junho
Hora: 18h30
Local: Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa

Entrada livre e gratuita

Poderá também gostar de