Jerry Silva

Jerry Silva

Dia 24 de Setembro às 16:30 Horas, Piso 6

O treinador, de futebol em particular, é um dos elementos mais importantes do espectáculo desportivo e simultaneamente o elo mais fraco. Os tempos têm demonstrado que os treinadores são parcelas que não constituem um todo, na acepção da necessária e moderna liderança que o cargo determina. O destino demonstra que o valor duradouro de um líder é avaliado pela sua sucessão. Parafraseando Araújo (2008), «ser treinador vai muito além da obtenção de vitórias.
Esta profissão implica várias funções como a tomada de decisões, a organização do treino, a gestão de pressões exercidas, tanto sobre ele como sobre os atletas, o controle de emoções, etc.». Assim, mesmo que nunca tenha sido elaborado o perfil ideal de treinador, admite-se que existem características essenciais para que este seja um profissional de excelência, de entre as quais ser um bom líder, um bom comunicador, ser sereno, decisivo, motivador, e saber reagir perante a diversidade de situações com que um atleta ou a equipa são deparados. Quem és tu? O treino e a liderança: onde? quando? como? porquê? A composição da liderança de elite; a inteligência emocional; a mentorização do treinador; a definição da equipa multidisciplinar e a comunicação de excelência são os cinco esteios que estiveram na origem da investigação que subjaz o presente.

A presente obra tem como base a Dissertação, sob o tema «Treinador de Elite: Quem és?» apresentada a 26 de março de 2021, no âmbito do Mestrado em Ciência da Educação Física e Desporto, opção de Futebol, leccionado na actual Universidade da Maia, então ISMAI, tendo sido sujeita, para fins desta publicação, às necessárias adaptações e renovadas reflexões pessoais sobre as matérias em debate.

Poderá também gostar de