O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar V. Exa. para a continuação do Ciclo de História Contemporânea: Comunismo e Esquerdismo (1956-1974) – 4ª sessão, dada pelo professor José Pacheco Pereira. A sessão dar-se-á dia 14 de Setembro pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

Sinopse do ciclo:

Em meados da década de cinquenta, o mundo comunista começa a sofrer um desgaste político com novas características estruturais em relação às crises conjunturais do passado. É a combinação de uma crise ideológica, geopolítica, e política que se inicia com o XX congresso do PCUS, a que se segue o conflito sino-soviético, a divisão do movimento comunista mundial, as novas revoluções cubana e argelina, a ascensão do “Terceiro mundo”, o Maio de 1968, a guerra do Vietname e a invasão da Checoslováquia, o “eurocomunismo”. Esta é uma história mundial mas também portuguesa, sendo Portugal um caso de estudo do confronto entre o comunismo soviético e o esquerdismo, que moldou a vida política nacional até aos dias de hoje.

 

4ª Sessão – 14 de Setembro | 18h30 Sala de Âmbito Cultural

O MAOÍSMO PORTUGUÊS

MRPP

GRITO DO POVO / OCMLP

Outros grupos

 

Biografia:

JOSÉ PACHECO PEREIRA Nasceu no Porto em 1949. Participou na luta contra a ditadura antes do 25 de Abril. Foi professor de vários graus de ensino. Foi deputado na Assembleia da República e no Parlamento Europeu e dirigente do PSD. Publicou mais de uma dezena de livros sobre história e política. Colabora regularmente na imprensa escrita, na rádio e na televisão. É autor do programa da TVI 24 “EPHEMERA” e foi autor do programa da SICN “Ponto Contraponto”. Faz parte do painel do mais antigo debate político português, actualmente “O Principio da Incerteza” na CNN e TSF. É autor dos blogues Abrupto, Estudos sobre o Comunismo e Ephemera. Dedica-se desde há muito à preservação de livros, periódicos, documentos e objectos ligados à memória da história contemporânea portuguesa. Criou e mantém o Arquivo / Biblioteca Ephemera, o maior arquivo privado português

 

Inscrições encerradas.

Poderá também gostar de