Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência “Crise e Castigo e o Dia Seguinte”, de Fernando Alexandre e Luís Aguiar-Conraria.

Dia 31 de Janeiro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Apresentação: António Correia Campos

 

Sinopse

Neste ensaio indispensável, três dos nossos melhores macroeconomistas analisam com minúcia a evolução da economia portuguesa nas últimas três décadas. Passo a passo, explicam-nos o como e o porquê da crise e do castigo por que passámos, e a recuperação que se lhe seguiu. Entre outras conclusões, está a de que cada um de nós, individualmente, pouco ou nada poderia ter feito para contrariar o rumo que levou à crise porque as decisões cruciais foram tomadas por quem dominava as redes de interesses que capturaram o Estado. Durante o ajustamento e a recuperação, registaram-se avanços. Mas o ténue crescimento dos últimos cinco anos sugere que Portugal continua numa armadilha de baixo crescimento.

 

Biografia

Fernando Alexandre é Doutorado em Economia pela Universidade de Londres – Birkbeck College, professor de Escola de Economia e Gestão da UMinho e consultor da FFMS. É autor de cinco livros sobre a economia portuguesa. Foi Secretário de Estado do XIX Governo Constitucional. É membro do painel do programa Tudo é Economia da RTP3 e colunista do jornal Observador.

Luís Aguiar-Conraria é Doutorado em Economia pela Cornell University e professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Dedica-se à macroeconomia e à economia política. Recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais. É colunista do jornal Público membro do painel Conversas Cruzadas da Renascença.

Poderá também gostar de