Ciclo Pensar Portugal

Uma parceria frutuosa entre duas instituições para Pensar Portugal: debates ao final de tarde, com oradores de excelência e temas de indiscutível interesse.

Conferência e lançamento do livro “Cinema e história, aventuras narrativas”, por João Lopes.

Dia 9 de Novembro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Apresentação e debate sobre o ensaio por Joaquim Sapinho e João Lopes. Moderação por Sílvia Lima Rato.

Inscrições gratuitas no Ponto de Informação, no Piso 0

Sinopse

Como dizia Manoel de Oliveira, o cinema não existe: constrói, fixa, conta histórias individuais e colectivas. Na era pós-Big Brother, do imediatismo e do instantâneo, esquecemo-nos de que a realidade não passa em directo: a história do mundo e do Homem é, há milénios, feita da arte de contar. Numa incursão que parte dos irmãos Lumière e percorre o século XX, este é o ensaio sobre um instrumento que conta as nossas histórias e nos permite pertencer à realidade dos seres e lugares filmados. Uma viagem que nos junta a todos na mesma máquina do tempo e no desejo que o cinema cria e concretiza: querer voltar a casa, quando nos contam o real.

Biografia

João Lopes é crítico de cinema, argumentista, realizou Fernando Lopes, Provavelmente (2008). 2008), professor da Escola Superior de Teatro e Cinema, colaborador do Diário de Notícias e da SIC Notícias, responsável pela programação de cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura e autor dos livros Teleditadura – Diário de um Espectador (1995) e Poemas de Guerra (2002).

Poderá também gostar de