O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o conferência “Cruzar a Fronteira: A Pintura Espanhola em Portugal, sécs. XIV-XIX” por Joaquim Oliveira Caetano, a realizar-se no dia 30 de Janeiro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

A Exposição “Identidades Partilhadas: Pintura espanhola em Portugal” que o Museu Nacional de Arte Antiga apresenta até ao fim de março é uma oportunidade de, pela primeira vez, ter-se uma visão de conjunto sobre a importância da pintura espanhola reunida em Portugal. A presença de artistas espanhóis em Portugal, como Luís de Morales ou André Ruvira, encomendas importantes para conventos portugueses a Zurbarán ou a Vicente Carducho, ofertas e heranças régias que nos deixaram obras de António Pereda ou de Bartolomé Murillo, e o colecionismo oitocentista voltado tanto para a pintura contemporânea como para a arte medieval, foram as principais razões para a presença nas coleções portuguesas de um número significativo de pinturas espanholas de grande qualidade, das quais se mostram 82 na exposição do MNAA e que apresentaremos nesta conferência.

Biografia

Joaquim Oliveira Caetano (Beja, 1962) é doutorado em História da Arte. Entrou para o Museu Nacional de Arte Antiga em 1991. Foi diretor do Museu de Évora entre 2000 e 2010 e conservador da coleção de pintura do MNAA entre 2010 e 2019, tendo nesse ano, até ao presente, assumido a direção deste museu. Publica regularmente sobre história da arte desde 1985, sendo autor de dezenas de artigos e livros publicados em Portugal, Espanha, Itália, Países Baixos, França, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. Foi também conferencista em museus e universidades de Portugal, Espanha, Países Baixos, França, Reino Unido e Brasil. Foi comissário de várias exposições em Portugal, Espanha e França, tendo colaborado em catálogos de importantes exposições internacionais.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição individual.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de