Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Associação Portuguesa de Celíacos têm o prazer de convidar para a Conferência “Doença Celíaca: O que é, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento” por Almerinda Nascimento, Erika Szabó e Rita Jorge, a realizar-se no dia 16 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

A doença celíaca é crónica, autoimune e multifatorial, surgindo na sequência da ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis à proteína. Pode manifestar-se em qualquer idade, sendo associada a sintomas dolorosos e desconfortáveis. Uma vez que não tem cura, adotar uma dieta rigorosa e apropriada é a única forma de tratamento, permitindo a regeneração completa da lesão e a recuperação do organismo. Estima-se que 1% da população portuguesa seja celíaca, embora, em grande parte, subdiagnosticada. Neste Dia Internacional do Celíaco, em parceria com especialistas da área e em colaboração com a Associação Portuguesa de Celíacos, promoveremos o esclarecimento sobre uma patologia tantas vezes incompreendida e desconsiderada.

Biografia

Almerinda Nascimento é psicóloga clínica desde 1991, exercendo, atualmente, a sua atividade profissional em contexto autárquico. Pertence à direção da Associação Portuguesa de Celíacos. É mãe de três filhos, uma delas celíaca.

Erika Szabó é formada em pastelaria e chocolataria e criadora da marca Choco & Mousse. Diagnosticada com doença celíaca em 2016, tem-se dedicado, desde então, a conceber receitas sem glúten, produtos sem açúcar – aptos para diabéticos –, e outros sem ovo e outros alergénios. É formadora em colaboração com a Associação Portuguesa de Celíacos.

Rita Jorge licenciou-se em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2008, ano em que se juntou à Associação Portuguesa de Celíacos enquanto nutricionista, e com quem colabora até hoje.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição individual.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de