Conferência: “Natal, a aventura do espaço na literatura portuguesa”, por António Valdemar.


Dia 10 de Dezembro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Através das imagens e do testemunho de poetas, escritores e dramaturgos, António Valdemar recordará, entretanto, grandes viagens de exploração do espaço que, há 50 anos assumiram expressão significativa, nomeadamente a chegada á lua a 21 de Julho de 1969, da nave Apollo 11 e o protagonismo assumido por Neil Armstrong ficou na história universal.
Mas antes deste acontecimento, logo que, a 31 de Janeiro de 1958, surgiu o primeiro satélite, o Explorer, o mundo inteiro manifestou o seu deslumbramento. Ganhou expressão na voz dos poetas e escritores. Repercutiu-se na imaginação criadora de alguns dos mais notáveis poetas e escritores – ainda vivos, na altura – e que faziam parte dos grandes movimentos culturais e cívicos: a Águia, o Orpheu, a Seara Nova, a Presença, o Novo Cancioneiro e os Cadernos de Poesia. Estas motivações, nas suas diferenças e complementaridades mais relevantes, vão ser assinaladas por António Valdemar, no El Corte Inglés entre os notáveis contributos da literatura portuguesa do século XX e que se projectou no século XXI, com toda a força alegórica e simbólica.

António Valdemar nasceu em S.Miguel, nos Açores, em 1938. Tem exercido o jornalismo profissional desde o fim da década de 1950. Iniciou a carreira no jornal República. Entro, em 1960, para o quadro do jornal Diário de Notícias, onde permaneceu até 1968; regressou ao Diário de Notícias em 1980 como redactor editorialista e coordenador do suplemento Artes e Letras, exercendo funções até 2007.
Dirigiu, durante seis anos, a galeria Diário de Notícias, no Chiado, organizando dezenas de exposições de alguns dos mais representativos escultores, pintores e ceramistas contemporâneos.

Poderá também gostar de