O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Gradiva têm prazer de convidar para a conversa em torno do Livro “Dia” com o autor Michael Cunningham, moderada por Isabel Lucas, a realizar-se no dia 31 de Maio, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse do livro

5 de Abril de 2019: Num aconchegante prédio de Brooklyn, a apa – rente felicidade doméstica começa a ruir. Dan e Isabel, marido e mu – lher, têm uma relação desgastada já sem o fogo da paixão inicial. O irmão mais novo de Isabel, Robbie, desencadeia paixões dentro da própria família. Alma rebelde da estrutura familiar, a morar no sótão da casa da irmã, Robbie procura esquecer a ruptura com o seu mais recente namorado criando um perfil fantasioso nas redes sociais. Na – than, o filho de dez anos do casal, tenta dar os primeiros passos na sua independência, enquanto a sua irmã, Violet, de cinco anos, faz o possível por entender as subtilezas do mundo dos adultos.

5 de Abril de 2020: Quando o mundo entra em confinamento, o apartamento da família mais parece uma prisão. Violet tem medo de deixar as janelas abertas, obcecada com a segurança, enquan – to Nathan boicota as regras impostas. Isabel e Dan trocam ataques velados e suspiros frustrados. Robbie está agora preso na Islândia, sozinho numa cabana na montanha, tendo por companhia os seus pensamentos, as suas leituras e… uma vida secreta no Instagram.

5 de Abril de 2021: Saída de uma crise profunda, a família enfrenta uma realidade nova e muito diferente — com o que aprenderam, tentam identificar o que perderam e reflectem acerca do caminho a seguir. Da mente brilhante do vencedor do Prémio Pulitzer, Dia é uma me – ditação inesquecível e literariamente irrepreensível acerca do amor e das perdas, das lutas e das limitações da vida familiar. E marca o regresso fulgurante de um dos mais virtuosos escritores americanos.

Biografias

Michael Cunningham é autor do romance As Horas, galardoado com os prémios Pulitzer e PEN/Faulkner na categoria de ficção e já adap – tado ao cinema, num filme que contou com Nicole Kidman, Meryl Streep e Julianne Moore no elenco. Seguiram-se os romances Uma Casa no Fim do Mundo (igualmente adaptado ao grande ecrã), Dias Exemplares, Sangue do Meu Sangue, Ao Cair da Noite e A Rainha da Neve — todos edita – dos em Portugal pela Gradiva. Publicou, em 2015, Um Cisne Selvagem e Outros Contos, uma colectânea de textos ilustrados pela artista japonesa Yuko Shimizu.

Isabel Lucas é jornalista e crítica literária. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, começou a fazer jornalismo na televisão e passou, entretanto, pelas redações de alguns dos principais jornais e revistas portugueses.
Freelancer desde 2012, escreve regularmente para o jornal Público, colabora com a revista Ler, com a Quatro Cinco Um e com a Antena 3. Tem publicado em diversos títulos nacionais e internacionais. É autora dos livros Isabel Lucas – Conversas com Vicente Jorge Silva (Temas e Debates, 2013), Víagem ao Sonho Americano (Companhia das Letras, 2017) e Viagem ao país do futuro (CEPE – Brasil e Companhia das Letras Portugal). Entre muitos dos seus trabalhos em várias áreas jornalísticas, destaque para reportagens e entrevistas com alguns dos mais celebrados autores norte-americanos. É ainda coautora de vários livros na área da dança e das artes plásticas. Em 2022, foi curadora da programação do Pavilhão de Portugal, na Bienal do Livro de São Paulo. É curadora do Prémio Oceanos de Literatura e professora adjunta convidada da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

Poderá também gostar de