O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, convida para a “Conversa da Fundação” deste mês de fevereiro: o debate Governo de Portugal, e apresentação do ensaio com o mesmo título, que contará com a moderação de Eunice Lourenço, e a participação de Pedro Silveira e de Susana Coroado.

Data: 25 de Fevereiro

Hora: 19h00

Local: Sala de Âmbito Cultural, Piso 6, Grandes Armazéns El Corte Inglés

Inscrições gratuitas nesta página ou no Ponto de Informação, no Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns, Lisboa

 

Sinopse do livro:
Quando o desemprego aumenta, um grande incêndio deflagra ou uma pandemia surge, para onde olham os portugueses? A quem exigem soluções e atribuem responsabilidades? É muito provável que se virem instintivamente para o governo. Mas, afinal, o que se pode entender por “governo”? Como surgiu e para quê? Como se compõe, estrutura e funciona no dia-a-dia? E como se relaciona com outras instituições?
Este livro identifica e questiona alguns traços característicos do Governo de Portugal. No final, em jeito de diagnóstico, sinaliza alguns problemas do executivo português à luz do papel dos governantes e dos governados. Porque, na verdade, um governo eficaz e responsivo necessita de cidadãos interventivos, logo, bem esclarecidos sobre o que significa governar.

 

Biografias:

Moderador: Eunice Lourenço – Editora de Política do Expresso

“Aprendi as letras nos títulos dos jornais e, aos 13 anos, descobri que queria ser jornalista. Tirei Ciências da Comunicação na Universidade Nova. Estagiei no Diário de Notícias, conquistei a carteira profissional no Público, onde passei pelas secções de Media, Política e Economia. Estive no início do Sol e vivia os dias calmos de um semanário quando recebi o convite para ir para a Renascença. Nunca tinha feito rádio, mas não resisti ao desafio, comecei em 2008 e estive lá 13 anos como chefe de redação e editora de Política. Em 2021, perguntaram-me se tinha saudades do papel e, a 3 de janeiro deste ano, aterrei no Expresso no meio de um ataque informático que nos obrigou a uma edição impressa feita como nos velhos tempos das páginas coladas na parede”.

 

Orador: Pedro Silveira

Nasceu em 1985, no Alentejo, e vive entre Lisboa e a Covilhã. Jurista e politólogo de formação (UL e UNL, respectivamente), é professor por vocação (UBI e UNL). Doutorou-se em Ciência Política, em 2019 (FCSH-UNL), com uma tese sobre os secretários de Estado no governo português. Tem como principais interesses de investigação as elites governativas, o governo e a liderança política.

 

Oradora: Susana Coroado

É investigadora do projecto “Ética na Vida Pública” no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e fellow Re:Constitution. Doutorada em Política Comparada pelo ICS-UL, nos últimos anos, tem se dedicado à investigação sobre corrupção, qualidade de governo, lobbying e captura regulatória, sendo autora de várias publicações académicas e não académicas sobre a temática. É presidente da Transparência Internacional Portugal.

Poderá também gostar de