O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso Breve de História de Arte, lecionado pelo professor José Carlos Pereira.

SINOPSE:

O Curso Breve de História de Arte inclui dois momentos em que a pintura espanhola nos solicita uma atenção muito particular: as Pinturas Negras, concebidas e executadas por Goya na intimidade da sua casa na Quinta del Sordo, e Guernica, da autoria de Picasso, uma das pinturas mais importantes do século XX. Se o primeiro conjunto de pinturas manifesta uma reflexão profunda sobre a vida e a passagem do tempo, a segunda tem na sua génese uma confluência de acontecimentos que cruzam a encomenda de um mural para o Pavilhão Espanhol da Exposição Internacional de Paris pelo Governo da República Espanhola, em 1937, e a vida íntima de Picasso.

 

As Pinturas Negras:
1.ª SESSÃO — 20 SETEMBRO
O cómico e o grotesco na obra final de Goya

2.ª SESSÃO — 27 SETEMBRO
Leitura e confrontação das Pinturas Negras
a partir da sua localização original

3.ª SESSÃO — 4 OUTUBRO
A subversão dos modelos iconográficos
por Goya e a sua visão do mundo
Guernica:

4.ª SESSÃO — 11 OUTUBRO
Os estudos preparativos; o conjunto de
águas-tintas: “Sonho e Mentira de Franco”

5.ª SESSÃO — 18 OUTUBRO
A alteração do projecto da Guernica e
o estabelecimento dos seus elementos
compositivos básicos. A Guernica e a vida
íntima de Picasso

 

Bibliografia Selecta

AAVV. (1987). Goya. Nuevas Visiones. Madrid: Amigos del Prado.

Glendinning, Nigel (1977). The Interpretation of Goya´s Black Paintings. London: Queen Mary College.

Bozal, Valeriano (2005). Francisco Goya. Vida y obra. Madrid: TF Editores.

Bozal, Valeriano (2018). Pinturas negras de Goya. Madrid: Antonio Machado Libros.

AAVV. (1981).  Guernica ~ Legado Picasso. Madrid: Ministerio de Cultura.

Fabre, Josep Palau i (1979). El Guernica de Picasso. Barcelona: Editorial Blume.

AAVV. (2017). Piedad y Terror en Picasso. El camino a Guernica. Madrid: Museo Nacional — Centro de Arte Reina Sofia (catálogo).

Spies, Werner (2003).“Picasso et le classicisme: la durée impossible”. In Symposium Clasicismo y modernidad, (pp. 57-78). Madrid: Museo Thyssen- Bornemisza.

 

BIOGRAFIA:

José Carlos Pereira é licenciado em Filosofia, doutorado em Estética, e professor auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de
Lisboa. É autor dos seguintes livros: O Valor da Arte (2016, Fundação Francisco Manuel dos Santos), As Doutrinas Estéticas em Portugal:
do Romantismo à Presença (2011, Editorial Hespéria), e Olhar e Ver: 10 obras + 2 para compreender a arte (2ª edição no prelo).

 

Data: 20 de Setembro a 18 de Outubro

Hora: 18h30 – 20h30

Local: Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa

 

Inscrições gratuitas nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

A admissão para o curso é contingente, tanto da inscrição, como da respetiva seleção. Para o efeito, a resposta será comunicada uma semana antes do início da primeira aula.

Poderá também gostar de