O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso “Como Bola Colorida”, por Galopim de Carvalho, a realizar-se nos dias 29 de outubro e 5, 12, 19 e 21 de novembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse

O nosso velho planeta, com cerca de quatro mil quinhentos e quarenta milhões de anos, lar da biodiversidade, incluindo da humanidade inteira, não foi sempre como hoje o sabemos. A Terra, um ponto no vasto espaço cósmico, é o resultado de uma longa e complexa evolução, sendo o Homem o seu mais jovem fruto, numa cadeia de inter-relações em que participaram as rochas, os solos, a água, o ar e os seres vivos. É no Planeta Azul, envolto nos farrapos brancos das nuvens, que reside tudo o que temos e com o qual contamos para viver nesta nossa casa que nos transporta através da imensidão do universo, à velocidade de 30 quilómetros por segundo. Como criaturas conscientes no quadro da natureza, interessa-nos conhecer a sua história. Essa, conta-se pelo ramo da ciência a que se dá o nome de Geologia.

 

Programa

1ª SESSÃO LISBOA – 29 OUTUBRO
As Origens: Uma história de 4540 milhões de anos, em que a da Lua se integra; A vida como parte do nosso planeta.

2ª SESSÃO LISBOA – 5 NOVEMBRO
O calor do Planeta: O calor interno da Terra, fonte incomensurável de energia; Entre sismos e vulcões.

3ª SESSÃO LISBOA – 12 NOVEMBRO
O Sol e a Terra: O sol, uma outra fonte inesgotável de energia; A alteração das rochas, a formação e evolução dos solos e a sua importância na manutenção da vida à superfície da Terra.

4ª SESSÃO LISBOA – 19 NOVEMBRO
Georrecursos Económicos: Matérias-primas minerais metálicas e não metálicas; Rochas ornamentais e industriais; Combustíveis fósseis; Minas e pedreiras abandonadas; Águas subterrâneas; Energia geotérmica; Apoio às grandes obras de engenharia; Geologia do ambiente.

5ª SESSÃO LISBOA – 21 NOVEMBRO
Georrecursos Culturais:
Monumentos naturais; Valorização e preservação do nosso património geológico; Geossítios e geomonumentos ao nível do afloramento, do sítio e da paisagem.

 

 

Biografia

António Marcos Galopim de Carvalho nasceu em Évora, em 1931. É professor catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, doutorado em Sedimentologia pela Universidade de Paris (1964) e em Geologia pela Universidade de Lisboa (1968). Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora (2018). Diretor emérito do Museu Nacional de História Natural, que serviu entre 1983 e 2003. Patrono do Agrupamento de Jardins de Infância e Escolas Professor Galopim de Carvalho, de Queluz (2002), da Escola Básica 2+3 Professor Galopim de Carvalho, de Pego Longo, Sintra (1999), do Museu do Quartzo, “Centro de Interpretação Galopim de Carvalho”, em Viseu (2012) e da Escola Básica Galopim de Carvalho, em Évora (2014). Autor de uma vasta bibliografia científica, de divulgação e de ficção, com mais de 30 livros publicados e centenas de artigos. Amplamente premiado e distinguido, incluindo com os títulos de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada (1994) e Grande Oficial da Instrução Publica (2023).

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de