Curso “História da Ciência”, por Carlos Fiolhais.

De 30 de Novembro a 11 de Janeiro (Sextas-feiras), às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural  Lisboa (Piso 6)

Inscrições disponíveis até dia 23 de Novembro. no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

A evolução das ciências em Portugal sempre esteve enquadrada na história da ciência mundial. Apresenta-se uma síntese da história da ciência em Portugal desde a época dos Descobrimentos, que precedeu a Revolução Científica, até à entrada de Portugal na União Europeia (com o enorme crescimento da investigação científica), passando pela acção pedagógico-científica dos Jesuítas, pela Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, pela ciência na Escola Politécnica de Lisboa e na Academia Politécnica do Porto, e pela ciência na Primeira República com o aparecimento de novas universidades, e pelas dificuldades conhecidas pela ciência no Estado Novo. Dá-se destaque à evolução da medicina e da farmácia, incluindo a acção desenvolvida nas escolas superiores
de Coimbra, Lisboa e Porto e nos hospitais. Foca-se, em particular, a recepção entre nós de grandes figuras da ciência como Galileu, Newton, Lavoisier, Darwin e Einstein.

Carlos Fiolhais é professor de Física na Universidade de Coimbra, foi director da Biblioteca Geral daquela Universidade, e dirige actualmente a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
É autor de numerosos livros pedagógicos e de divulgação científica, como Física Divertida e Nova Física Divertida (Gradiva) e ainda do livro “História da Ciência em Portugal” onde está vertido o conteúdo do curso. Editado pela Arranha – Céus e pelo Âmbito Cultural do El Corte Inglés.
Recebeu vários prémios e distinções.

Programa

1.ª Sessão — 30 Novembro
A universidade medieval, o papa português e os Descobrimentos.

2.ª Sessão — 7 Dezembro
A recepção de Galileu: A Revolução Científica e o papel dos jesuítas na sua difusão no Oriente.

3.ª Sessão — 14 Dezembro
Os Oratorianos, os Estrangeirados e o “terramoto” pombalino.

4.ª Sessão — 21 Dezembro
O liberalismo e as Escolas Politécnicas e Médico-Cirúrgicas.

5.ª Sessão — 4 Janeiro
As ciências da vida e a recepção de Darwin. As ciências da Terra e do Espaço e a recepção de Einstein.

6.ª Sessão — 11 Janeiro
A Medicina e o único Nobel português. O Estado Novo e a Ciência.

Poderá também gostar de