O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso O Que Foi Aqui de Lisboa. História de Uma Cidade, por Paulo Almeida Fernandes, a realizar-se nos dias 7, 14, 21 e 28 de fevereiro e 7 de março, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse

O que foi aqui de Lisboa é uma expressão de Fernando Pessoa que pretende sintetizar o múltiplo e complexo passado da cidade, entretanto perdido, porque sobreposto por outras camadas de tempo. Para qualquer habitante da capital, não é fácil conhecer as eras que se sobrepuseram no sítio de Lisboa. Os periscópios arqueológicos para o passado são escassos e nem sempre de fácil interpretação. A desmemória provocada pelo terramoto de 1755 (e pela radical reconstrução pombalina) sepultou muitas marcas da cidade antiga.

A revolução acelerada verificada a partir da segunda metade do século XIX e ampliada nas últimas décadas obliterou outras tantas manifestações. O propósito deste curso é atravessar 2000 anos de história de Lisboa. Privilegiar-se-á uma abordagem urbanística, em torno das grandes alterações sentidas na cidade, mas haverá também oportunidade para contar pequenas histórias de pessoas, lugares e acontecimentos. Porque Lisboa é feita de muitas histórias. Falaremos de mudanças, mas também de permanências, como o rio Tejo, cenografia aquática de Lisboa e razão e sentido da cidade em todos os seus tempos (incluindo nos dias de hoje).

 

Programa

1.ª SESSÃO — 7 DE FEVEREIRO
A primeira ideia de cidade: dos primeiros povoadores à desestruturação da cidade romana

2.ª SESSÃO — 14 DE FEVEREIRO
Da urbe islâmica à capital de um império ultramarino (séculos IX-XV)

3.ª SESSÃO — 21 DE FEVEREIRO
Em Lisboa podia comprar-se o mundo: a cidade entre os séculos XVI e XVIII

4.ª SESSÃO — 28 DE FEVEREIRO
Destruição e reconstrução: o terramoto e o novo conceito de cidade

5.ª SESSÃO — 7 DE MARÇO
A cidade contemporânea: expansão e permeabilidade(s)

Biografia

Paulo Almeida Fernandes (Lisboa, 1974) é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra, mestre em Arte, Património e Restauro e licenciado em História, variante de História da Arte, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro integrado do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Desempenha atualmente funções de coordenação do serviço de Inventário e Investigação do Museu de Lisboa – EGEAC, no âmbito das quais tem estado envolvido em várias exposições e edições sobre a história da cidade. É ainda professor auxiliar convidado de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de