Curso “Olhar, Sentir e Pensar – Breve História do Pensamento“, por José Carlos Pereira.

De 18 de Novembro 2019 a 8 de Janeiro 2020 (Segundas e Quartas), às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6)

Inscrições disponíveis até dia 11 de Novembro, no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

Pensar é uma das mais complexas tarefas que se nos deparam. Todos os dias o fazemos, mesmo se, muitas vezes, o que pensamos possa não corresponder a um conhecimento verdadeiro. Enquanto resultado da actividade de pensar, mais ou menos conciliada com a experiência, podem surgir sistemas organizados como a ciência, ou a filosofia, sendo que a arte e a poesia poderão resultar de uma conciliação da actividade inteligível e sensível do homem.
Não podemos separar o pensar do sentir e do imaginar, pois que se articulam no vasto universo das relações corpo-mente. Pensar, sentir e imaginar são acções subjacentes à construção ou revelação do real. Se a palavra correspondeu historicamente à tradução mais nobre do pensamento, do sentimento, e da imaginação, outras linguagens servem igualmente esse propósito, como sejam as linguagens icónicas, simbólicas e plásticas, entre outras.
Através de uma linguagem criativa, simples e adequada, procurar-se-á fazer uma contextualização histórica de alguns conceitos, ou símbolos, que dão corpo à tradição do pensamento ocidental, tomando como ponto de partida dez noções, articuladas com várias outras, a partir de um âmbito conceptual que em muito as ultrapassa.
As sessões serão constituídas pela apresentação e contextualização desse corpo nocional, a partir de um texto visual e ou escrito, seguindo-se uma problematização das mesmas, segundo referentes que balizam a exposição e análise.

José Carlos Pereira é licenciado em Filosofia, doutorado em Estética e professor auxiliar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
É autor dos seguintes livros: O Valor da Arte (2016), Fundação Francisco Manuel dos Santos, As Doutrinas Estéticas em Portugal: do romantismo à Presença (2011), Editorial Hespéria, e Olhar e Ver: 10 Obras + 2 para compreender a arte (2ª Edição no prelo).

Programa

1.ª SESSÃO — 18 Novembro 
Tempo (a partir de “Persistência da Memória”, de Salvador Dali)

2.ª SESSÃO — 20 Novembro 
Origem (a partir de Timeu, de Platão)

3.ª SESSÃO — 27 Novembro 
Sombra (a partir de O Homem Universal, de Teixeira de Pascoaes)

4.ª SESSÃO — 2 Dezembro 
Anjo (a partir do “O Devaneio de Jacob”, de Nicolas Dipre)

5.ª SESSÃO — 9 Dezembro 
Balança (a partir do “Julgamento Final”, de R. Van der Weyden)

6.ª SESSÃO — 11 Dezembro 
Árvore (a partir de “Uma Floresta para os Teus Sonhos”, de A. Carneiro)

7.ª SESSÃO — 16 Dezembro 
Melancolia (a partir de “Cubo”, de A. Giacometti)

8.ª SESSÃO — 18 Dezembro 
Graça (a partir dos frescos da Capela Paolina, de Miguel Ângelo)

9.ª SESSÃO — 7 Janeiro 2020
Ser (a partir de Ser e Tempo, de Martin Heidegger)

10.ª SESSÃO — 8 Janeiro 2020
Enigma (a partir de Heraclito)

Poderá também gostar de