O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso “Sobre o Espanto – Uma Introdução à Filosofia”, por Simão Lucas Pires, a realizar-se nos dias 16, 21, 23, 28 e 30 de outubro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse

O espanto é, muitas vezes, reduzido a uma experiência estética interessante — um corte na monotonia do quotidiano, um pequeno prazer burguês. Mas é possível que o fenómeno tenha mais que se lhe diga. Espantar-se é perder o pé. É sermos ultrapassados por aquilo que vemos. Cair na conta de que algo não cabe no bolso da nossa inteligência e, num acesso de lucidez muito peculiar, sermos reconduzidos a uma posição nova: a que encara as coisas de baixo para cima. O que é que esta alteração na relação habitual com o mundo diz sobre nós? Como nasce e porque não ocorre com mais frequência? Recorrendo a ensaios de Chesterton, poemas de Álvaro de Campos ou retratos de Rembrandt, e em constante diálogo com a afirmação platónica de que o espanto é o início da filosofia, serão explorados alguns aspetos desta forma desarmada de olhar, sublinhando o papel que a verdade, a exigência de compreensão, sempre tem na vida humana.

 

Programa

1ª SESSÃO LISBOA – 16 OUTUBRO
A Natureza Interrogativa do Ponto de Vista Humano e a Necessidade de Interpretar a Realidade.

2ª SESSÃO LISBOA – 21 OUTUBRO
De Onde Vem a Nossa Familiaridade com o Mundo? O Papel do Hábito na Pretensão de Saber.

3ª SESSÃO LISBOA – 23 OUTUBRO
De Onde Vem a Nossa Resistência a Admitir a Ignorância? O Papel do Orgulho na Pretensão de Saber.

4ª SESSÃO LISBOA – 28 OUTUBRO
Do Espanto de “Domingo à Tarde” ao Espanto Absoluto: Os Diferentes Tipos de Espanto.

5ª SESSÃO LISBOA – 30 OUTUBRO
O Espanto como Catalisador da Arte e o Espanto como Início da Filosofia.

 

Simão Lucas Pires

Biografia

Simão Lucas Pires é escritor, tendo publicado recentemente A Trombeta Vaga (Quetzal, 2023). Colabora na secção de cultura do jornal Observador. Com a APECEF tem organizado alguns cursos de formação de professores. É investigador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra e está a preparar o doutoramento em Filosofia na Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese a partir dos pensamentos de Blaise Pascal. Foi professor do ensino secundário durante quase dez anos. Deu conferências sobre obras de Epicteto, Gógol e Machado de Assis, entre outros.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de