O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso: “Tão longe e tão perto, Cruzamentos do Património Português” por Joel Cleto, a realizar-se nos dias 28 de Fevereiro, 7, 14, 21 e 28 de Março, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

Que pode haver de comum entre o icónico Padrão do Salado, localizado no espaço mais buliçoso do centro histórico de Guimarães, e a fabulosa mas isolada capela gótica de Nossa Senhora da Boa Nova situada no Alentejo profundo, no Alandroal? E de que forma se relacionam o pequeno e antiquíssimo farol de S. Miguel o Anjo na Foz do Douro com as pinturas de Grão Vasco na catedral de Viseu? E o que é que a posição do busto de Camões na cidade do Porto tem a ver com o castelo de Penedono? Que importante acontecimento relaciona as muralhas fernandinas de Lisboa com a Quinta da Conceição em Leça da Palmeira? E o que é que aproxima o santuário de Panóias, às portas de Vila Real, com a desaparecida cidade romana de Amaia, na base de Marvão?

A partir de grandes acontecimentos históricos ou de importantes monumentos do país, este curso pretende revelar interessantes características do património português e de como, apesar de muitas vezes se encontrarem distanciados entre si por centenas de quilómetros, há lugares e monumentos que possuem curiosas e significativas ligações históricas.

Programa:

28 de Fevereiro – Cruzamentos do património das lendas e mitos

7 de Março –  Cruzamentos de património pré-histórico e época romana

14 de Março – Cruzamentos de património medieval

21 de Março – Cruzamentos de património de época moderna

28 de Março -Cruzamentos de património de época contemporânea

 

Joel Cleto

Biografia

Joel Cleto (Porto, 1965) é arqueólogo, historiador e divulgador de História e Património. Licenciado em História (1987) e mestre em Arqueologia (1994), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Formador, professor, ensaísta e autor, é, ainda, apresentador da série Caminhos da História, galardoada, em 2016, com o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia. Foi distinguido pela autarquia do Porto, em 2017, com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro. É, presentemente, curador científico da instalação do polo central do Museu do Porto.

Poderá também gostar de