Lançamento do livro “Que fazer contigo, pá?”, de Carlos Vale Ferraz.

Dia 16 de Abril, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

A apresentação estará a cargo de José Pacheco Pereira.

 

Sinopse
Que Fazer Contigo, pá? é a história de um homem que a mãe considerou desde o nascimento destinado a ser um grande homem, a desempenhar na História um papel de Salvador e a redimir os antepassados.
Esse homem será um herói do 25 de e um derrotado da contrarrevolução de 25 de Novembro; envolver-se-á nas ações violentas do pós-25 de Novembro, mas abandonará os camaradas de luta para se exilar em Paris, deixando os antigos companheiros entregues à sua sorte. Em Paris encontrará um duplo, alguém que todos confundem com ele. Numa luta, um deles morre e o sobrevivente regressa para reconstituir o seu passado.
Que fazer contigo, pá? é um romance de destino: de uma mãe que definiu um rumo grandioso para um filho, mesmo antes de ele nascer. É um romance de lealdades e traições num ambiente de violência por questões que começam por ser de princípios e acabam por ser de interesses.

Autor
Carlos Vale Ferraz, pseudónimo literário de Carlos de Matos Gomes, nasceu a 24 de Julho de 1946, em Vila Nova da Barquinha. Foi oficial do Exército, tendo cumprido comissões em Angola, Moçambique e Guiné. Algumas das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão, e colaborou com Maria de Medeiros no argumento do filme Capitães de Abril. É investigador de História Contemporânea de Portugal.
Publicou, como Carlos de Matos Gomes e em coautoria com Aniceto Afonso, os livros Guerra Colonial, Os Anos da Guerra Colonial e Portugal e a Grande Guerra. No catálogo da Porto Editora figuram os seus romances A Última Viúva de África (2017), vencedor do Prémio Literário Fernando Namora/2018, e Nó Cego (1.a ed. 1982), recentemente reeditado, uma obra de referência obrigatória na ficção portuguesa sobre a guerra colonial.

 

Poderá também gostar de