O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar V. Exa. para a 1ª sessão do ciclo de conferências O Bem e o Mal, dadas pelo professor Miguel Real. A primeira sessão decorrerá dia 22 de Setembro pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

SINOPSE:

 

AS 4 FONTES DO MAL: Escassez, sofrimento, dor física e morte;

O MAL CLÁSSICO – Platão e Santo Agostinho

O MAL MODERNO – Th. Hobbes, Rousseau e Kant

O MAL CONTEMPORÂNEO – Ontologia do Mal; Sampaio Bruno; P. Ricoeur

PARA UMA NOVA ÉTICA

Não uma ética do dever, fundada na consciência moral universal, ao modo de Kant, não uma ética fundada na metafísica da finitude humana (Ricouer, Levinas), construtora de um homem penitente, sofredor, que se humaniza por via do outro (o próximo), não uma ética que supere o desespero constitutivo (Kierkegaard, Cioran), também não uma ética natural dos instintos, das pulsões (Nietzsche, Freud), mas uma ética do constrangimento, isto é, do dever social, uma ética da obrigação social – mutável, fluida e incerta, oscilante, profundamente dubitativa, que caminha ano a ano revendo e corrigindo soluções antigas e propondo pragmaticamente outras novas.

 

 

BIOGRAFIA:

 

Miguel Real investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Europeias e Lusófonas da Universidade de Lisboa, publicou os ensaios O Pensamento Português Contemporâneo. 1890 – 2010 (2011), Nova Teoria do Mal (2012), Nova Teoria da Felicidade (2013), Nova Teoria do Sebastianismo (2014), O Futuro da Religião (2014), Manifesto em Defesa de uma Morte Livre (2015), Portugal – Um País Parado no Meio do Caminho. 2000 – 2015 (2015), O Teatro na Cultura Portuguesa do Século XX (2016), Nova Teoria do Pecado (2017), Traços Fundamentais da Cultura Portuguesa (2017) e Fátima e a Cultura Portuguesa (2018).

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Cada sessão do ciclo de conferências requer inscrição isolada.

Poderá também gostar de